Mensagem inicial

Bem-vindo ao meu Blog. Pretendo debater neste espaço alguns problemas referentes a um tema – o dinheiro – do interesse de todos. Quero discutir a moeda como elo de ligação entre a economia e o direito; refletir sobre o princípio da estabilidade dos preços; demonstrar a conveniência de uma moeda única do MERCOSUL e tornar mais claras as relações do dinheiro com a paz internacional.Todas essas questões são diariamente abordadas pela mídia de várias perspectivas, refletindo, quase sempre, uma visão apenas utilitarista e pragmática. A minha pretensão é tratá-las de um diferente ponto de vista, que pode ser denominado de “Economia Juridica”, considerando as moedas nacionais como normas, que se exteriorizam através de um ato jurídico designado “emissão”.As duas principais conseqüências dessa original forma jurídico-econômica de definir o dinheiro poderão consistir, afinal, numa revisão da noção de poder aquisitivo, de um lado, e na constatação, por outro lado, de que a moeda, como um dos modos de organização das sociedades, não é causa das guerras, podendo, ao contrário, contribuir para a paz internacional. – Letácio Jansen


11 comentárioss até agora

  1. Rodrigo julho 27, 2006 9:13 am

    Está bonito o site! Vai fazer sucesso!

  2. Renata julho 27, 2006 11:51 am

    Muito chique você. Muitos beijos

  3. Leonardo Mattietto julho 27, 2006 2:20 pm

    Parabéns pela iniciativa. Os temas tratados são interessantes demais e não podem ficar de fora do debate jurídico contemporâneo.

  4. Prezado Letácio: Parabéns pelo blog. Será sucesso de público e de crítica. E espero que de renda também, já que o tema é dinheiro. Abraço amigo.

  5. Parabenizo o autor pela bem pensada e importante iniciativa. A relevância do tema justifica a importância do constante debate sobre o aspecto jurídico-econômico-social da moeda nos cenários nacional e internacional.

  6. Fernando agosto 1, 2006 1:10 pm

    elo de ligação????

  7. commentário

  8. commentário

  9. Cristina agosto 8, 2006 10:19 am

    Adorei o site! Parabéns! Estou lendo todos os dias!

  10. Rosa Schmitt agosto 30, 2006 2:16 pm

    Só hoje abri teu blog. Que coisa boa! Parabéns.

  11. Vanessa Reis setembro 11, 2006 7:51 pm

    Parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.