Rui Barbosa versus Joaquim Murtinho

Rui Barbosa ocupou o cargo de ministro da Fazenda do governo provisório de Deodoro num pequeno período de 11 ( onze ) meses, sendo uma das principais figuras da história monetária brasileira. Ele foi muito criticado, na sua época, por ter pretendido transformar quase de imediato uma economia agrária e escravagista numa moderna economia industrial, mas o seu papel tem sido objeto de revisão por parte de vários estudiosos, dentre os quais o professor Gustavo Franco, em várias obras, especialmente no prefácio do livro por ele editado que contém o discurso “O papel e a baixa do câmbio”, proferido em 1891.

\"OPara se contrapor a Rui, censurado, no seu tempo, como se tivesse sido o causador do “encilhamento”, era evocado, como exemplo de sensatez financeira, o nome de Joaquim Murtinho, que sucedeu o jurista baiano no ministério. As opiniões políticas e econômicas de Murtinho refletem, porém, uma ideologia subserviente e conformista, a qual, sob diversas formas, inclusive a do “catastrofismo”, contaminou durante anos, o discurso de certos homens públicos em nosso país

Exemplo da mentalidade retrógrada de Murtinho são essas seguintes palavras suas, colhidas num relatório que escreveu quando ainda ministro da Viação do governo, em que dizia, dentre outras coisas, o seguinte: “Não podemos, como muitos aspiram, tomar os Estados Unidos da América do Norte como tipo para nosso desenvolvimento industrial, porque não temos as aptidões superiores de sua raça, força que representa o papel principal no progresso industrial desse grande país. Não temos o poder assimilador enérgico e intenso desse grande povo. “

O entusiasmo de Rui Barbosa no ministério da Fazenda é a antítese desse derrotismo de Murtinho.O discurso de Rui era muito mais sério e consistente, sem contar que a sua defesa do “papelismo” findou por triunfar sobre o “metalismo” de Joaquim Murtinho, que acabou derrotado pela História.

\"DezNa época do cruzado o Banco Central brasileiro homenageou Rui com a emissão de uma cédula de Cz$ 10,00. Já Joaquim Murtinho é nome de rua em Santa Tereza, no Rio de Janeiro – aliás, de dois logradouros no mesmo bairro – pois também Murtinho Nobre, como eu uma vez lembrei a uma moradora dessa rua, foi assim batizada em homenagem a ele.LETÁCIO JANSEN


Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.