R E P I Q U E

Vivemos uma grande insegurança que decorre, a meu ver, do desrespeito sistemático por parte da diplomacia americana das normas vigentes do Direito Internacional, inclusive neste momento em que está sendo bloqueada, de modo juridicamente abusivo, a atuação do Conselho de Segurança da ONU em busca de um cessar fogo imediato no Oriente Médio

Há uma ordem juridicamente internacional atualmente válida, que obriga a todos os Estados nacionais que se submeteram às regras da Carta das Nações Unidas. O fato de essa ordem jurídica não ser tão eficaz, na prática, como gostaríamos que ela fosse, não significa que ela não seja válida, e não deva ser respeitada.

A atuação do Embaixador John Bolton retardando, sem argumentos jurídicos, a votação do Conselho de Segurança, pode ser considerada um ilícito internacional, que deve ser objeto de repúdio pela consciência jurídica internacional.


Não há comentário até agora

  1. Renata agosto 11, 2006 9:17 am

    E a ameaça terrorista em Londres? será que seria tão grande quanto 2001?

  2. big O agosto 11, 2006 2:48 pm

    Vale lembrar a resposta de Gandhi quando lhe perguntaram o que pensava da civilização Ocidental: \”Seria uma excelente ideia\”. Acho que ele daria a mesma resposta caso voce perguntasse a ele o que acha da Diplomacia Americana…Que diplomacia???

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.