TRÁGICAS PERSPECTIVAS

1 – Segundo os jornalistas Steve Holland e Tabassum Zakaria da Agência Reuters, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush ( no discurso anual sobre o estado da União ) fez um apelo ao Congresso norte-americano na terça-feira para que dê uma chance ao seu novo plano para a guerra no Iraque.

“Nosso país está buscando uma nova estratégia no Iraque – e eu peço a vocês que dêem uma chance para que ela funcione”, disse Bush na sessão conjunta do Congresso.

2- O motivo da invasão do Iraque foi a existência no país de armas químicas de destruição em massa. Em seguida, desmascarado esse motivo, a presença dos americanos em território iraquiano, tentou ser justificada como uma espécie de cruzada em prol da democracia no Oriente Médio. Agora o pres. Bush pede “uma chance.”

3 – É contra qualquer princípio insistir numa guerra ilegal como se isso se tratasse de um jogo de loteria – desses que são comuns em programas de auditório de televisão – enquanto um povo inteiro é lançado numa tragédia, que o próprio comandante do front americano classifica de “terrível”, onde morrem centenas de pessoas por dia, e continuarão morrendo, até que as tropas invasoras deixem o local.

4 – No mesmo discurso o pres. Bush afirmou que se trata de uma “guerra ideológica contra o terrorismo” o que, além de falso, é uma afirmação irresponsavelmente ameaçadora, na medida em que um chefe de Estado está admitindo que invadiu, ilegalmente, um país soberano, por uma razão ideológica, o que deixa em aberto a possibilidade de serem invadidos quaisquer outros países soberanos cujos governos discordem da política internacional dos EUA.

5 – E isso tudo está ocorrendo, em pleno século XXI, no Congresso do país mais desenvolvido do mundo, que possui um arsenal atômico capaz de destruir várias vezes a humanidade ! As perspectivas atuais de nossa civilização são trágicas.


Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.