ALGUMAS IMPRESSÕES LOCAIS

A impressão que me ficou, nesses dias que passei por aqui, é de que o povo americano já se cansou, efetivamente, de Bush, embora continue a prezar a instituicao “presidência da republica” que ele por ora representa.

Por outro lado, estão fartos da guerra do Iraque, mas tratam os combatentes com muito respeito, parecendo não se importar com o sofrimento que impuseram ao povo iraquianoo.

A derrota de Howard, na Australia – como as vitórias anteriores de Zapatero, na Espanha, e de Gordon Brown, na Inglaterra – demonstram que a opinão pública daqueles paises quiseram dar uma resposta clara quanto às responsabilidades políticas dos seus governantes pela decisão de participar da guerra.

As coisas só deverão, porém, ficar mais evidentes, por aqui, depois que for eleito o próximo presidente e a situação puder ser analisada com mais distanciamento. O julgamento de Bush e Cheney vai ser, então, muito severo, e ambos podem vir a ser responsabilizados juridicamente pelo que fizeram ( decretar uma guerra por motivo inexistente).

De qualquer modo, as cartas do jogo internacional foram de novo embaralhadas sendo inevitável a participação de novos atores como já está, aliás, começando o ocorrer, com o convite à Siria, por exemplo, para participar da reunião de cúpula de amanhã, dia 27, sobre o conflito palestino cujos resultados, se positivos, serão o grande legado da Secretaria Condoleza Rice.


Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.