NOSSOS PRECONCEITOS E AS ELEIÇÕES AMERICANAS

Encontram-se em primeiro lugar nas pesquisas de preferência dos candidatos democratas às eleições dos Estados Unidos uma mulher e um negro.

Haverá o risco de os preconceitos contra qualquer um deles que for o escolhido darem uma vantagem ao candidato republicano na hora do voto efetivo ?

Assumindo que muitos ainda sofremos, episodicamente, do mal do preconceito, fica-nos em princípio uma dúvida: quem pode prejudicar mais o Partido Democrata pelo eventual preconceito do eleitor americano, o negro ou a mulher?

É mais fácil abstrairmo-nos de que BARAK OBAMA é negro do que HILARY CLINTON é mulher, de modo que o preconceito talvez trabalhe mais contra ela do que contra ele.

De qualquer modo, sob esse aspecto – como, aliás, a própria CLINTON acentuou em certa oportunidade – as eleições americanas ( se vencerem, é claro, os democratas que estão na frente nas pesquisas) servirão como um poderoso antídoto contra os preconceitos em geral.


3 comentárioss até agora

  1. Big O janeiro 19, 2008 7:26 pm

    O sobrenome da Hillary traz recordações de tempos mais prósperos. O do Barack rima com o de uma tal celebridade saudita. Esses dois aspectos entram na balança dos preconceitos, junto a raça e sexo.

    Minha bola de cristal diz que Hillary ganha do Obama nas preliminares democratas, mas perde “na final” por falta da tal simpatia hollywoodiana necessária.

  2. Jansen Coutinho fevereiro 15, 2008 10:06 pm

    Eu creio que Hillary vencerá. Eu sinto aqui nos E.U.A uma certa preferência por Hillary pelo fato de já ter estado na Casa Branca isso aliado a experiência de Hillary. Nesse quesito creio que Obama leve uma certa desvantagem pelo fato traduzindo para o portuguê do eleitorado americano considerá-lo: ” Muito Verde”, ou seja, ele é muito jovem. Eu próprio prefiro Hilary a Obama pelo fato de considerá-la uma advogada brilhante e de longe ser bem mais experiente que Obama.Também confesso que tenho uma grande simpatia pelo ex-presidente Bill Clinton. Foi uma época em que a economia americana esteve muito bem. Mas, não se iludam com o atual momento da economia americana. O Federal Reserve possui bastante reservas e tem tudo para virar o jogo. É uma questão de tempo. Afinal os Estados Unidos ainda são uma super potência.
    Jansen Coutinho-BH/L.A/U.S.A

  3. Jansen Coutinho julho 22, 2009 9:12 pm

    Eu estava enganado.O presidente Barack Obama apesar da pouca idade vem demonstrando uma incrível capacidade de governar. As ações que o mesmo vem tomando no meu ponto de vista são bastante sensatas e acertadas.O presidente Obama é muito simpático e carismático. Me lembra muito um jovem presidente americano que prometeu colocar o homem na Lua no final dos anos 60 e cumpriu a promessa mesmo não estando vivo quando a Apolo XI aterrisou na Lua. O seu nome é John F. Kennedy. Nome dado ao Centro Espacial Kennedy ou cabo canaveral de onde partiu a nave Apolo XI rumo à Lua. A palavra preconceito, seje ele racial ou de qualquer outra espécie é algo muito primitivo e nos remonta à Idade Média. Todos nós homens e mulheres de qualquer ponto do planeta somos apenas seres humanos. Absolutamente ninguém é melhor do que ninguém.
    O presidente Obama é uma pessoa incrível e um grande orador. Também uma pessoa extremamente inteligente. Eu creio que ele fará um grande governo. Eu espero definitivamente ir para os Estados Unidos e trabalhar em institutos de pesquisa do governo americano. É um dos países que mais investem em pesquisa científica, isto sim traz bons resultados para todos nós. É um país muito mais avançado tecnologicamente. Para qualquer cientista é bem melhor trabalhar nos E.U.A.
    Jansen Coutinho-BH/L.A-U.S.A.

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.