OBAMA MUDARÁ OS EUA ?

Ou, ao contrário, os EUA mudarão OBAMA ?

Essa foi a dúvida que me ocorreu ontem à noite, enquanto assistia a um programa da CNN , em que o jornalista tratava, dogmaticamente, dos problemas que lhe pareciam cruciais na América Latina: como a “war on drugs”, HUGO CHÁVEZ, EVO MORALES, etc

O ar de superioridade do repórter, e de todo o formato do programa, irritou-me.

Essa postura arrogante, a meu ver, precisa mudar, para que BARACK OBAMA possa mudar os EUA. Se isso não for feito, urgentemente, se os EUA não entenderem que são um país igual aos outros, e deixarem de agir como se fossem os donos da verdade, o resultado pode ser OBAMA nada conseguir mudar, e ser mudado.

É claro que a vitória de OBAMA, em si, é uma alegria para todos nós, mesmo porque não teremos mais o desprazer de ter que assistir, todos os dias, ao GEORGE BUSH, com aquela cara dele de RONALD GOLIAS, a fazer ameaças e dizer coisas desagradáveis.

A eleição, portanto, ela própria, em que o povo – gente muito parecida conosco, por sinal – foi em massa às urnas para tentar dizer o que deseja, e elegeu um afro-descendente, implicou uma mudança.

Já imaginaram se os EUA fossem uma Autocracia, como ainda é a China, por exemplo ?

Eles iam continuar caminhando para o fundo do poço com BUSH e CHENEY no comando até o fim.

A Democracia acabou de nos dar, portanto, a todos uma excelente demonstração de força, e isso merece ser celebrado com o maior entusiasmo.

Entre vencer, porém, uma eleição de governar há uma longa distância, como havia entre estar em primeiro lugar nas pesquisas e ganhar, efetivamente, a eleição.


Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.