SE EU FOSSE VOCÊ, 3

 

O título acima me ocorreu quando li duas diferentes repercussões da crise financeira internacional, uma na China, outra nos EUA.

Na China já há 26 milhões de camponeses sem ocupação o que vai gerar descontentamento e tornar mais árdua a tarefa do partido comunista de manter a ordem interna. Nos EUA, alguns especialistas, com PAUL KRUGMAN à frente, numa reação contra o plano de OBAMA, que eles chamam de “Pacote dos banqueiros”, estão pregando a estatização, embora temporária, do sistema de crédito.

Se a reação da população chinesa contra o desemprego crescer muito o governo terá dois caminhos: ou aumentar a repressão, ou iniciar um processo de democratização, mesmo que lento, gradual e seguro – com o que a China deixaria de ser uma autocracia.

No caso dos EUA a estatização do crédito talvez convença os americanos de que a melhor solução para os contribuintes é mesmo o “socialismo de mercado”.

Eis aí configurado o esquema que poderia servir de inspiração para um novo roteiro de DANIEL FILHO e de ADRIANA FALCÃO sobre papéis trocados, que tem caracterizado os filmes “Se eu fosse você” !


Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.