BARBAS DE MOLHO

O que parece certo é que a democracia é uma forma de organização estatal muito melhor do que as autocracias, onde as pessoas não podem escolher quem as governará e é esse sentimento que está levando os árabes a se revoltar.

Os BRIC’s, quase todos, conheceram governos autocráticos, e se tornaram democracias, menos a China que, a esta altura,  deve estar pondo as barbas de molho diante dos acontecimentos atuais no Oriente Médio.


2 comentárioss até agora

  1. otaivo fonseca fevereiro 5, 2011 12:03 pm

    de acordo com q li, a China bloqueou acesso a palavra “egito” e “cairo” das buscas na Internet.

    O que talvez segure a China um pouco seja uma economia melhor e sua rédea controle dos meios de comunicacao, sobretudo Internet.

  2. letacio fevereiro 5, 2011 3:03 pm

    Você tem razão quando atribui ao sucesso econômico a sensação de melhora que, por certo, está experimentando a população chinesa, o que pode levá-la a apoiar, ainda, o governo. Seria ilusório pensar, por outro lado, que a democracia na China venha a decorrer, espontaneamente, do fato de ela ter se tornado uma Economia de mercado: a democracia precisa ser pacientemente construída. Equivocada, por último, a meu ver, seria a impressão de que os chineses necessitem deixar de ser socialistas para viver numa democracia. O caminho, talvez, será a China democratizar-se permanecendo socialista …. de mercado.

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.