OPACIDADE DA LINGUAGEM

Opacidade, como todo mundo sabe, é falta de transparência.

Certas corporações, que detém certo saber, em certas ocasiões, tendem a rebuscar a linguagem para dar a impressão de que são melhores do que seus leitores comuns, que sabem mais do que eles, o que lhe dá poder. Isso acontece com os médicos, com os juristas e com os economistas.

Algumas conversas entre médicos são incompreensíveis. Lembro-me de que minha irmã, na infância, há muitos anos, quebrou o braço: e o diagnóstico foi de que houvera uma lesão no “núcleo espifisário do epicôndilo direito”. Fiquei maravilhado, porque tinha uma irmã com um troço tão espetacular quando, apenas, para mim, quebrara o braço e precisava engessá-lo.

No caso dos juristas, assim que me aposentei, deixei de ler os textos dos acórdãos dos tribunais superiores, que sempre me irritavam, tais os circunlóquios e filigranas que os juízes empregavam, ininteligíveis para o leigo, em muitos casos por pura mistificação.

Agora, é a linguagem das Atas do Banco Central. O artigo de Cristiano Romero, no Valor, intitulado “É hora de parar ?” começa compreensível: “analistas respeitados começaram a defender a tese de que o Banco Central já teria ido longe demais com o ciclo de alta da taxa de juros.” Depois disso é, ainda legível mas, afinal, torna-se absolutamente hermético, pois o colunista – de boa fé – tenta mostrar que entende os meandros das decisões do COPOM e passa a falar um português complicadíssimo.

Não estou criticando o Cristiano Romero que é, certamente, um jornalista competente, tanto que é editor-executivo do excelente jornal Valor. Desgosta-me, isso sim, a sinuosidade das falsas razões do Banco Central para elevar a taxa de juros, como se a opinião pública – que, de resto, não elegeu nem o presidente nem os diretores da instituição – fosse composta de tolos e não percebesse o óbvio: que tem sido um absurdo inútil aumentar os juros como vem sendo feito pela entidade.


2 comentárioss até agora

  1. Ducilene Ribeiro Coelho março 22, 2023 3:56 pm

    Excelente!!

  2. Ducilene Ribeiro Coelho março 22, 2023 3:57 pm

    Excelente!! Não lembrava que já havia lido.

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.