EXIJA UMA LIBRA DIGITAL QUE FUNCIONE PARA PESSOAS, NÃO PARA BANCOS – Positive Money

O Tesouro e o Banco da Inglaterra estão pretendendo institutir uma libra digital e querem ouvir de nós, o público: Achamos que deve ser administrado por organizações privadas ou públicas? Achamos que deve proteger nossa privacidade? Envie um e-mail para eles agora para dizer o que você pensa. Começamos a ajudá-lo. O prazo para se manifestar é 30 de junho.

O dinheiro é uma utilidade essencial. Assim como a água e a eletricidade, dependemos dele todos os dias para viver nossas vidas. Mas, nas últimas décadas, nosso sistema monetário e de pagamentos foi privatizado bem debaixo de nossos narizes. No momento, a única forma de dinheiro público disponível para as pessoas comuns é o dinheiro físico. Sem dinheiro, somos forçados a depender apenas de bancos privados e empresas de cartão para fazer pagamentos eletrônicos. E quando os grandes bancos têm problemas, os governos entram em ação para resgatá-los com o dinheiro dos contribuintes, porque precisamos deles para administrar nosso sistema de pagamentos online. O Positive Money acredita que uma libra digital é nossa chance de devolver o dinheiro eletrônico às mãos do público. [1]

O colapso do Silicon Valley Bank, do Credit Suisse e do First Republic Bank só neste ano mostra como o sistema financeiro é arriscado e instável. Funcionando ao lado de notas e moedas físicas, uma libra digital retirarias o nosso dinheiro e o sistema de pagamentos de bancos privados sujeitos a riscos e manteria nosso sistema monetário – um bem público vital – em mãos públicas seguras.

O Banco da Inglaterra está realizando uma consulta pública até 30 de junho com uma pesquisa online de 12 perguntas sobre uma variedade de tópicos e tecnicalidades. [2] Você pode responder à pesquisa ou enviar a consulta por e-mail diretamente com suas opiniões (digitalpoundconsultation2023@bankofengland.co.uk). Para tornar as coisas um pouco mais simples, elaboramos um modelo de e-mail que você pode enviar diretamente para eles ou editar o quanto quiser, defendendo uma libra digital pública que seja verdadeiramente inclusiva, acessível e que melhore a privacidade.

Esta é uma rara chance de fazermos nossas vozes serem ouvidas pelo Banco da Inglaterra e pelo Tesouro e pressionar por um sistema monetário verdadeiramente de propriedade pública. Juntos, vamos instar o Banco da Inglaterra a construir um dinheiro público e um sistema de pagamentos em que possamos confiar, para nos livrarmos dos grandes bancos e construir uma economia mais justa e democrática.

Observe que você também pode preencher a pesquisa on-line na íntegra aqui ou escrever e postar uma resposta ao Banco da Inglaterra neste endereço: Digital Pound Consultation, CBDC Unit, Bank of England, Threadneedle Street, London, EC2R 8AH.

[1] https://positivomoney.org/2023/05/an-opportunity-to-stop-the-privatisation-of-money-with-a-digital-pound/

[2] https://www.bankofengland.co.uk/paper/2023/the-digital-pound-consultation-paper


Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.