SERÁ QUE O DÓLAR ESTÁ DERRETENDO?

O dólar é a moeda nacional dos Estados Unidos, onde é válido como moeda legal. O fato de ter eficácia internacional como reserva de valor ( whatever that means ) não quer dizer que seja uma moeda com validade internacional.

Como a moeda, para existir, depende de ser emitida por um Estado nacional, há uma quantidade imensa de dólares emitidos que estão em mãos de empresas e indivíduos, americanos e estrangeiros, que investem o dólar e os créditos nele expressos em busca de lucros. Esses investidores ( credores ) agem como os “donos” do dólar, dívida do Estado norte-americano.

Como a eficácia internacional do dólar não se confunde com a validade internacional do dólar a moeda norte-americana e as obrigações nela baseadas depende da confiança dos investidores. O que acontecerá quando essa confiança desabar?

De resto, como não desabar essa confiança se os Estados Unidos correm o risco de Trump ser reeleito Presidente? Como não desabar essa confiança se o Governo democrata atual dos Estados Unidos caiu na armadilha de apoiar o genocídio dos palestinos que está em curso? Como não desabar essa confiança se o Yuan está surgindo como nova moeda de eficácia internacional?


Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será publicado.